NAYARA RÉGYLA APRESENTA ARTIGO SOBRE PSICOGOLIA ESCOLAR NO 33º PAPO CULTURAL

NAYARA RÉGYLA APRESENTA ARTIGO SOBRE PSICOGOLIA ESCOLAR NO 33º PAPO CULTURAL

Aconteceu no dia 25 de outubro na casa de Antonio Conselheiro a 33ª edição do Papo Cultural, que teve como convidada a Psicóloga Nayara Régyla Silva Ribeiro. Na ocasião realizou a apresentação de seu artigo, que tem como título: psicologia escolar e formação docente: encontros e conversas. Pesquisa feita durante três meses de estágio supervisionado na Escola de Ensino Fundamental Heloísa Dinelly em Quixeramobim, para conclusão do curso de Psicologia na Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá-CE, no primeiro semestre de 2013.

Durante a apresentação de seu trabalho, Nayara destacou a importância da psicologia escolar no apoio pedagógico das escolas, mas que isso ainda é muito distante da realidade na maioria das escolas públicas do país. Aliás, até nas particulares são poucos profissionais envolvidos no projeto pedagógico das escolas. E quanto tem, muitas encaram o psicólogo como se ele pudesse revolver todos os problemas e deficiências de aprendizagem e casos de indisciplinas da escola. Enfim, muitos esperam que o psicólogo seja a tábua de salvação de todas essas dificuldades. E não será. Destacou.

Foi justamente diante de tais inquietações e desafios que desenvolveu a pesquisa na Escola Heloísa Dinelly. Segundo Nayara, no início de seu trabalho de campo, os professores ficavam curiosos só observando sua presença na escola, mas depois com o desenvolvimento da proposta, foram se aproximando, o que facilitou a realização das oficinas com eles. Foi um momento muito rico, cheio de trocas de experiências, diante de tantos desafios que tem uma escola de periferia. A maioria do grupo de professores é comprometida para o sucesso escolar e com a aprendizagem das crianças. Mesmo sendo a maior parte deles prestadores de serviço. Isso nos mostra que é possível um trabalho melhor desde que as políticas públicas educacionais fossem tratadas com mais seriedade e planejamento a médio e longo prazo, com a construção de uma proposta pedagógica que envolva outros profissionais que possam dar suporte ao trabalho dom professor. E o psicólogo escolar pode contribuir para isso.

Segundo Ailton Brasil, presidente da Ong. Iphanaq, que estava presente no evento, a pesquisa realizada por Nayara Ribeiro deve ser socializada nas escolas para o conhecimento dos professores de todas as áreas. A referida pesquisa tem muito a contribuir na nossa atuação enquanto professor, que enfrenta dia a dia desafios diversos em sala de aula. E essa pesquisa será de muita valia, pois nos fornece subsídios para essas questões, que necessitam do apoio da psicologia escolar. Nossa formação docente é precária dessas informações. Destacou Ailton Brasil.

Para finalizar o papo cultural foi realizado um debate onde outras questões também foram discutidas pelo público presente, composto por professores, estudantes, pais e profissionais liberais.

Após o debate o coordenador do evento, Neto Camorim, fez a entrega de uma menção honrosa da Ong. Iphanaq para a convidada pela apresentação de sua pesquisa.

Além da apresentação da pesquisa foi realizada a exposição de imagens fotográficas feitas durante a 26ª Romaria da Terra de Canudos, na Bahia, nos dias 18 a 20 de outubro que contou com a participação de um grupo de integrantes do IPHANAQ. Neto Camorim, Edmilson Nascimento, João Paulo Barbosa e Elistênio Alves. Conduzido pelo motorista Fausto Lopes.

 

O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município.

 

Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Ailton Brasil

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