O Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (ONG. IPHANAQ) anuncia a retomada do Papo Cultural. Criado em 22 de janeiro de 2011, o projeto completou mais de 100 edições, tornando-se um importante pilar para registro do patrimônio imaterial em Quixeramobim.
Após 14 anos, a diretoria do IPHANAQ, em sua última reunião deliberativa, aprovou uma mudança significativa para dar um novo fôlego à iniciativa. O Papo Cultural deixará de ser realizado apenas em um único local, se tornará itinerante. A partir de agora, o bate-papo acontecerá, preferencialmente, no território do convidado, seja em seu local de trabalho, em uma comunidade ou em um ponto histórico relevante para sua trajetória.
“A missão do IPHANAQ sempre foi a formação e o registro histórico. Com o novo formato, vamos além, levamos o projeto até as pessoas, descentralizamos nossas ações e criamos uma proximidade ainda maior com o público, oportunizando que novos espectadores possam vivenciar essas trocas tão ricas”, afirma a Nayara Ribeiro, presidente da ONG.
O Papo Cultural sempre foi mais do que uma simples conversa. Foi uma ferramenta poderosa de registro. Ao longo de mais de uma década, personalidades locais, artistas, mestres da cultura, professores, historiadores e agentes culturais, militantes sociais e figuras conhecidas e queridas da nossa gente compartilharam seus saberes, detalharam seus trabalhos e expuseram suas vidas, contribuindo para um acervo inestimável da memória da cidade.
Muitas dessas edições foram gravadas em vídeo, compondo o precioso acervo do Instituto. Esses materiais, depois de editados, já começaram a ser exibidos em sessões cineclubistas, com apoio de recursos da Lei Aldir Blanc, permitindo à comunidade reviver os momentos, homenagear os convidados e perpetuar o legado de cada um, destacando esse registro imaterial.
O retorno do projeto em novo formato, em sua 106ª edição, acontece nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Rua Maria do Carmo da Rocha, 159, no bairro Edmilson Correia de Vasconcelos, na casa do nosso convidado, Almir Fernandes: agente de pastoral, fundador da Pastoral Familiar, foi membro da Coordenação Paroquial de Pastoral – CPP, é membro do Apostolado da Oração e dos Vicentinos. Foi 1° motorista do Cineclube IPHANAQ, além de ter atuado por muitos anos no trabalho social da paróquia de Santo Antônio com o saudoso Pe. José Van Esch.
Serviço
Papo Cultural – Edição 106
Dia 29.08, a partir de 19h
Convidado: Almir Fernandes
Local: Rua Maria do Carmo da Rocha, 159 – Edmilson Correia

Deixe um comentário.