IPHANAQ recebe da Casa do Conselheiro ‘Minuta de Lei’ sobre proteção de patrimônio cultural e natural de Quixeramobim

IPHANAQ recebe da Casa do Conselheiro ‘Minuta de Lei’ sobre proteção de patrimônio cultural e natural de Quixeramobim

Na última quarta-feira, 28 de agosto, no auditório da UNOPAR em Quixeramobim, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ), Nayara Ribeiro, recebeu, junto a outras instituições, a Minuta de Lei da Política Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Quixeramobim. O documento foi entregue pela Casa do Conselheiro durante a I Jornada de Patrimônio Cultural.

Este documento, que representa um marco na proteção do patrimônio histórico do município, será encaminhado à Câmara Municipal para ampla discussão com a sociedade civil, seguido pela apreciação dos vereadores e possível aprovação. A medida visa estabelecer diretrizes claras e eficazes para a conservação dos bens culturais e naturais de Quixeramobim, garantindo a preservação da memória e identidade locais para as futuras gerações.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, especialistas na área e estudantes do curso de Direito da UNOPAR, destacando a importância da união de esforços para a construção de políticas públicas sólidas em defesa do patrimônio. Durante o evento, a entidade também acompanhou a mesa de abertura da Jornada, intitulada “Em Defesa do Patrimônio Cultural: Desafios e Caminhos”, ministrada por Hermano Guanais, superintendente do IPHAN na Bahia.

A entrega da Minuta é um passo crucial para a proteção e valorização da nossa história e identidade. Este documento representa não apenas o reconhecimento da riqueza cultural do nosso município, mas também o compromisso de garantir que ela seja preservada. No IPHANAQ, acreditamos que a defesa do patrimônio é uma responsabilidade coletiva, e estamos empenhados em trabalhar junto com a Casa de Antônio Conselheiro, o Sesc, a Câmara Municipal e a comunidade para transformar essa ideia em lei”. Nayara Ribeiro, presidenta do IPHANAQ.

A I Jornada do Patrimônio Cultural e Natural de Quixeramobim foi realizada pela Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (RECE), da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Deixe um comentário.

O seu endereço de email não será publicado.