Recebemos na terça-feira, 27 de agosto, uma manifestação da PRODUCE (Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará) em resposta à nota publicada pelo IPHANAQ no dia 26 de agosto, que abordava a “Formação em Audiovisual de Agentes Culturais de Quixeramobim”.
A PRODUCE apresentou um novo cronograma de execução e, inclusive, publicou no Mapa Cultural do Ceará um edital com inscrições abertas até 13 de setembro para os interessados.
Ressaltamos que, desde a publicação da nota, os integrantes da PRODUCE mantiveram contato com o IPHANAQ, sempre com o objetivo de dialogar sobre a melhor forma de tratar o assunto, o que agradecemos gentilmente pela atenção.
O IPHANAQ é uma instituição parceira das ações culturais em Quixeramobim e região.
Acreditamos que, superadas essas dificuldades, teremos a continuidade da execução da Lei Paulo Gustavo em Quixeramobim.
Confira íntegra da resposta:
“Resposta à preocupação com a Formação Audiovisual da LPG em Quixeramobim
Prezadas e Prezados,
Esclarecemos que o edital para seleção de bolsistas e prêmio de filmes de Quixeramobim está aberto até o dia 13 de setembro no Mapa Cultura do Ceará, no endereço: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5597/ .
O Programa de Formação e Difusão do Audiovisual de Quixeramobim será realizada após as eleições, com as aulas teóricas de Produção Audiovisual, Argumento e Roteiro para Documentário e Análise Técnica nos dias 12 e 13/10, com aulas presenciais e visitas aos espaços indicados pelos alunos para as filmagens.
Foi necessário realizar a Formação e Difusão no segundo semestre pela necessidade de realizar as capacitações meses antes da realização da Mostra do Audiovisual Quixeramobimense, que acontecerá em novembro e por termos respaldo jurídico para execução desta ação até o final de 2024, como rege a Lei Paulo Gustavo.
Dessa forma, também conseguiremos ter a participação dos filmes produzidos e em fase de finalização que receberam recursos da Lei Paulo Gustavo no município, os quais se juntarão com os 10 filmes que receberão o prêmio de aquisição deste Programa, para realizar um encontro da produção audiovisual passada e presente.
Contamos com a colaboração de todes para termos uma formação fluida e reveladora da essência da cultura de Quixeramobim, com impressões do passado e do presente mapeadas pelos representantes das diversas linguagens artísticas que formarão a equipe de bolsistas, interligando com os cineastas locais para fazer uma mostra diversa. Por isso, é tão necessário o apoio dos artistas e das entidades locais para executarmos estas ações tão importantes para o desenvolvimento dos artistas quixeramobimenses e demais artistas que circulam no município.
Desde já, agradecemos a preocupação e parabenizo o Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim por sua dedicação a cultura do município, pois é assim que se constrói uma execução de políticas públicas, com a participação coletiva.
Atenciosamente,
Joanice Sampaio
Produce”.

Deixe um comentário.