Na última quinta-feira, 11 de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (ONG IPHANAQ), juntamente com a Casa de Antônio Conselheiro, iniciou a discussão sobre a proposta de realização do curso “Antônio Conselheiro: história, memória e resistência”, em sua segunda edição. A ação de formação educacional, destinada a professores de história da rede pública do município de Quixeramobim e a estudantes de graduação em história ou áreas afins, teve início de forma pioneira em 2023.
Participaram do encontro Neto Camorim, coordenador pedagógico do projeto e diretor financeiro do IPHANAQ, Pedro Igor, gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Jaiane Souza, coordenadora pedagógica da Casa de Antônio Conselheiro, e Elistênio Alves, secretário do IPHANAQ.
A iniciativa deve ocorrer neste segundo semestre de 2024, estendendo-se até 2025, com finalização durante o evento Conselheiro Vivo. O curso tem foco o estudo da história e memória de Antônio Conselheiro e seus seguidores, Canudos, Belo Monte e sua trajetória de luta, resistência e peregrinação em defesa de vida digna e justiça social para o povo do sertão.
Novidades sobre a nova turma
Novas reuniões ocorrerão ao longo dos meses de agosto e setembro para a elaboração da formatação desta nova proposta, que visa integrar ainda mais a parte prática dos estudos teóricos, fortalecendo a potencialidade dos alunos e dos professores convidados. Mais detalhes e a forma de participação na iniciativa serão divulgados pelas duas instituições em seus canais oficiais.





Deixe um comentário.