Grupo de Leitura inicia apresentação do livro ‘Veias abertas da América Latina’

Grupo de Leitura inicia apresentação do livro ‘Veias abertas da América Latina’

O Grupo de Leitura “Sertões e Memórias”, com transmissão pelos canais do Yotube da Ong. Iphanaq e da Casa de Antônio Conselheiro iniciamos a apresentação do livro “As Veias Aberta da América Latina”, de Eduardo Galeano.

Inicialmente a coordenadora do grupo de leitura, Nayara Ribeiro, fez uma breve apresentação do livro, onde destacou os principais aspectos que permeiam essa importante obra sobre a história do continente latino-americano, como também fez agradecimentos aos participantes do encontro, Elistênio Alves, Neto Camorim e a professora Suerlene Oliveira.

“As Veias Abertas da América Latina” é um livro escrito pelo uruguaio Eduardo Galeano, publicado em 1971. Nele, Galeano examina a exploração e o saqueio dos recursos naturais da América Latina ao longo da história, desde a colonização até o presente. O autor argumenta que essa exploração sistemática pelos países colonizadores e por potências estrangeiras tem contribuído para a pobreza e subdesenvolvimento da região. Galeano utiliza uma narrativa emotiva e uma abordagem crítica para expor como esses processos econômicos impactaram negativamente as sociedades latino-americanas.

Nesse primeiro encontro foi apresentado a primeira parte do livro que tem como título: a pobreza do homem como resultado da riqueza da terra. Nela o autor analisa a febre do ouro e da prata na América Latina, onde Nayara, Suerlene e Elistênio trouxeram suas contribuições e reflexões. Em seguida Neto Camorim analisou a economia do açúcar e outras práticas agrícolas especialmente no Brasil, América Central e Caribe.

Para Suerlene Oliveira entrar em contato com a obra de Eduardo Galeano é sempre algo marcante e ao mesmo tempo ter a oportunidade de observar o quanto seus escritos da década de 1970, continuam válidos para nos ajudar o atual contexto de nosso continente sistematicamente marcado pela exploração e colonização dos países estrangeiros deixando consequências até hoje nos níveis e pobreza e subdesenvolvimento da região. Galeano com uma linguagem de certa forma poética e motiva nos traz uma abordagem crítica de como o modelo colonial aqui implantado impactou de maneira negativa para a construção da sociedade latino-americana pós período colonial. É um livro necessário para melhor entender os níveis de desigualdades sociais, políticas e econômicas de nosso continente. Assim destacou.

Essa é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ), em parceria com a Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

O grupo de leitura “Sertões e Memórias” realiza mensalmente encontro virtual com estudos e apresentações de livros, teses e dissertações de tema relacionados ao sertão e sua história, memória e a cultura de seus sujeitos históricos, analisando suas contribuições na construção de saberes diversos.

Ações IPHANAQ

Deixe um comentário.

O seu endereço de email não será publicado.