IPHANAQ oficia Prefeitura, José Guimarães e Secult/CE sobre emenda destinada ao Memorial Antônio Conselheiro

IPHANAQ oficia Prefeitura, José Guimarães e Secult/CE sobre emenda destinada ao Memorial Antônio Conselheiro

O Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico, Natural e Cultural de Quixeramobim (IPHANAQ) está em busca de respostas sobre o destino de recursos públicos prometidos para a revitalização do Memorial Antônio Conselheiro, patrimônio histórico que se encontra em estado crítico de degradação em Quixeramobim.

Em ofício encaminhado ao gabinete do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB/CE), ao gabinete do Deputado Federal José Guimarães (PT/CE) e à Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, o instituto solicita informações urgentes sobre uma emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 2 milhões, destinada pelo parlamentar, atendendo pedido do IPHANAQ em 2023 durante o evento Conselheiro Vivo, mas que até agora não teve sua execução efetivada.

O espaço vem sofrendo com o abandono e a falta de manutenção, colocando em risco sua estrutura e importância simbólica. Diante do evidente estado de deterioração do prédio, manifestamos nossa profunda preocupação com o futuro desse patrimônio, que corre o risco de perder ainda mais sua integridade física e histórica.

À Prefeitura indagamos:

Qual o plano da Prefeitura para o Memorial? Há alguma proposta concreta de restauro, revitalização ou nova utilização do espaço?

Como será aplicada a emenda do Deputado Federal José Guimarães? Esse recurso será destinado exclusivamente à recuperação do Memorial, conforme sua finalidade original?

O projeto do arquiteto Fausto Nilo será respeitado? O novo Plano Diretor que está sendo elaborado por ele prevê a manutenção da concepção arquitetônica e simbólica inicial, ou há alterações em curso? Se sim, quais?

Existe um cronograma emergencial para evitar a perda total da estrutura? O que será feito no curto prazo para proteger o que ainda resta da memória de Antônio Conselheiro no local?

Ao deputado indagamos:
Informações acerca da emenda anunciada em atendimento à nossa solicitação, referente às melhorias no Memorial Antônio Conselheiro em Quixeramobim/CE.

À Secretaria de Cultura do Ceará indagamos:

Qual o posicionamento da Secretaria de Cultura do Estado acerca da emenda parlamentar do Deputado Federal José Guimarães, cuja mediação para recebimento acontece pelo Estado do Ceará? Como esses recursos serão aplicados no Memorial?

Há possibilidade de o Estado do Ceará destinar recursos próprios para auxiliar a Prefeitura de Quixeramobim na revitalização do espaço, garantindo que ele cumpra sua função cultural e histórica?

Existe algum projeto em andamento que contemple a recuperação do Memorial, respeitando a concepção original do arquiteto Fausto Nilo e sua importância como símbolo da memória conselheirista?

Solicitamos uma audiência para discutirmos não apenas a situação do Memorial Antônio Conselheiro, mas também outras demandas culturais prioritárias para a região de Quixeramobim.

Até o momento os ofícios não foram respondidos. O IPHANAQ aguarda as respostas, com o fim de entender que é urgente providenciar o restauro desse equipamento, tendo em vista a situação atual do espaço que preocupa moradores, pesquisadores e entidades culturais, que esperam uma ação para evitar a perda irreparável do equipamento.

Imagens: Raynara Nunes/IPHANAQ

Deixe um comentário.

O seu endereço de email não será publicado.