Almir Fernandes é o convidado da 106ª edição do projeto Papo Cultural

Almir Fernandes é o convidado da 106ª edição do projeto Papo Cultural

No dia 29 de agosto, o projeto Papo Cultural, após um período de paralisação, retomou suas atividades de modo itinerante. Em sua 106ª edição, teve como convidado o senhor Almir Fernandes, que nos recebeu em sua residência para uma conversa descontraída, repleta de histórias e memórias de sua trajetória de vida.

Almir Fernandes nasceu em Quixeramobim, em 1942, na fazenda Tingui — antes chamada de Várzea da Cacimba —, nas proximidades da localidade de Campina, distrito de Manituba. Sempre procurou construir sua vida com decência e trabalho digno. Foi taxista e comerciante na rua Teixeira de Freitas, onde era possível comer o melhor bolo de batata da cidade com suco de maracujá, além de usufruir, sempre que possível, de uma conversa agradável e cheia de aprendizado.

Durante o papo, Almir Fernandes destacou sua trajetória profissional e atuação como agente de pastoral na Paróquia de Santo Antônio desde 1992. Foi fundador da pastoral familiar, membro da CPP (Coordenação Paroquial de Pastoral) e atualmente integra o apostolado da oração e os vicentinos. Além disso, atuou por muitos anos em trabalhos sociais e comunitários ao lado do saudoso Pe. José Van Esch, de quem era grande amigo. Vale ressaltar que Almir Fernandes foi o primeiro motorista do Cineclube IPHANAQ, quando este iniciou suas atividades em 2009. Ele relatou algumas histórias de nossas andanças pelo sertão de Quixeramobim, exibindo filmes e documentários.

Foi uma conversa leve, cheia de alegria e emoção, na qual o convidado ressaltou, em vários momentos, a importância de deixar um legado de decência, alegria, fé e amizade. Destacou também a contribuição do trabalho das pastorais sociais por meio do Pe. José e da Ir. Tereza Cristina (ambos in memoriam), cujos exemplos de compromisso e opção pelos pobres lhe trouxeram muitos ensinamentos, além de consciência cristã e política.

Almir Fernandes é um verdadeiro guardião de histórias e memórias, e compartilhou no Papo Cultural seus saberes e afetos.

O projeto Papo Cultural é uma ação da ONG IPHANAQ que, mensalmente, conversa com personalidades, registrando suas trajetórias de vida, conhecimentos e saberes diversos, contribuindo com seu legado para a difusão e preservação do patrimônio histórico, cultural e educacional de Quixeramobim.

Neto Camorim
Coordenador do Papo Cultural

Deixe um comentário.

O seu endereço de email não será publicado.