O Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim – IPHANAQ, lança no sábado, dia 26 de outubro, às 19h, na Quadra do Zé Neto, na Vila de Fogareiro, zona rural de Quixeramobim, o filme “Nas Estradas da Vida – De Tropeiro a Motorista e Seus Amores“, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo em Quixeramobim.
José Valnir Ferreira Nunes, mais conhecido como Dedé Mendes, nasceu em Quixadá, em 23 de outubro de 1939. Ainda muito jovem, começou a trabalhar com seus pais e seis irmãos. Seu pai, Sr. Zé Mendes, decidiu levar a família para a cidade de Madalena, onde comprou uma tropa de jumentos para construir açudes na região. Posteriormente, mudaram-se para a região de Passagem, zona rural de Quixeramobim, onde continuaram atuando na construção de açudes, sendo uma das maiores obras a construção do Açude Flores.
Durante sua estadia no distrito de Passagem, Dedé aprendeu a guiar o Jeep do Sr. Zé Luna e, a partir daí, passou a exercer a profissão de motorista, uma atividade que muito lhe orgulhava. Na década de 1960, trabalhou por 14 anos como ‘chofer’ para o Sr. Vicente Lúcio, e depois se tornou caminhoneiro, viajando pelo Brasil ao lado de seu irmão João, conhecido como “Manga Rosa”. Após alguns anos pelas estradas do país, decidiu fixar residência na região de Passagem e trabalhar com o transporte de passageiros, os chamados carros de horário. Nesse período, tornou-se mais conhecido na região, ganhando respeito e confiança, e se tornando uma liderança importante.
Na década de 1990, já bastante popular, construiu amizades com lideranças e políticos da época, sendo a mais forte delas com o médico Dr. José Alves da Silveira. A pedido dele, Dedé Mendes decidiu concorrer a uma vaga de vereador nas eleições municipais de 1992 em Quixeramobim pelo partido PMDB, sendo eleito com 456 votos. Seu mandato coincidiu com a construção do Açude Fogareiro, período no qual ele participou da organização de uma eleição para escolher a localização da Nova Vila de Passagem. Durante esse tempo, como vereador, também ajudou na realocação dos moradores para a Nova Vila de Fogareiro, que se tornou sede do distrito.
Em meio a tantos trabalhos, Dedé Mendes construiu também uma vida de muitos amores e uma grande família, com pelo menos 30 filhos.
A produção deste documentário segue a linha de outras produções realizadas pelo IPHANAQ, como os curtas Boi de Reisado, que narra a história do mestre Piauí; Forró, que relembra os participantes do forró no antigo Quixeramobim Clube; Coroação de Nossa Senhora – Várzea do Meio, registro de um momento tradicional da comunidade; O Trem, a Bola e o Rádio, que narra a trajetória de vida do radialista e desportista Viana Filho; e Laroyê Exú, sobre o terreiro de umbanda do mestre Zezinho de Quixeramobim, entre outras produções ou coproduções realizadas ao longo dos quase 20 anos de existência do IPHANAQ.
A exibição contará com a presença de Dedé Mendes, que celebrará, junto ao filme, seu aniversário de 85 anos.
Serviço
Lançamento do filme
Nas Estradas da Vida – De Tropeiro a Motorista e Seus Amores
Vila de Fogareiro, sábado, 26 de outubro, às 19h
*Projeto apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Deixe um comentário.